Página inicial Institucional A Cidade Servidor Legislação Secretarias

Avisos de licitação

Consulta de processos

Nota fiscal eletrônica

PARA FACILITAR A VIDA DE PEQUENOS E MÉDIOS EMPRESÁRIOS, QUEIMADOS INAUGURA SALA DO EMPREENDEDOR NESTA SEXTA
ESPAÇO IRÁ DESBUROCRATIZAR ABERTURA DE NOVOS NEGÓCIOS, ALÉM DE OFERECER CURSOS E OFICINAS DE QUALIFICAÇÃO
06/12/2018 às 16:00
SECRETARIA: SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

foto

Focada em oferecer aos empreendedores queimadenses um local onde possam realizar todos os trâmites burocráticos de forma facilitada, receber orientações e formalizar cadastros de MPE (Micro e Pequenas Empresas) e MEI (microempreendedor individual), a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, inaugura nesta sexta-feira (7), a Sala do Empreendedor.

A cerimônia acontecerá a partir das 15h na sede da SEMDE (Rua Esperança, 90, Centro) e contará com a presença do Prefeito Carlos Vilela e do Secretário da Pasta, Julio Inconfidência.

A Sala do Empreendedor, que está entre as ações do Programa Cidade Empreendedora - desenvolvido em parceria com o Sebrae/RJ, contará com um ambiente diferenciado para atendimento aos empreendedores e microempresários da cidade, bem como sua formalização em até 48 horas (de acordo com a preconização do Decreto Municipal do Alvará Digital, seja ME, EPP e MEI).

O espaço, que funcionará das 9h às 16h, também oferecerá oficinas e capacitação tanto para os empreendedores como para a comunidade local. Para o prefeito Carlos Vilela, a iniciativa é um grande passo para o fortalecimento do comércio local. "Essa sala será nosso contato direto com os empreendedores, que estão vocacionados a desenvolver seus negócios na cidade. São todos muito bem-vindos e necessários para o nosso crescente desenvolvimento", declarou o gestor.

O Secretário Julio Inconfidência acredita que a sala marcará uma nova fase na promoção de negócios no município: “Será um espaço de referência para empreendedores que querem abrir o seu negócio e esbarram muitas vezes na burocracia. Iremos oferecer cursos de gestão aos empresários, preparando-os para prestar serviços ao poder público e participar de licitações, criando uma parceria de cooperação técnica junto ao poder público”, explicou.

Entre os serviços oferecidos estão a formalização do MEI, consulta prévia municipal, emissão de carnê de pagamento, alteração de dados cadastrais, orientações para a declaração anual de rendimentos, parcelamento das contribuições atrasadas, acesso ao microcrédito, entre outros. “Vale ressaltar que, com a formalização, o número no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) permite que o microempresário negocie com outras empresas e com a administração pública, conquistando novos clientes”, disse Edir Moreira, Consultor Master do SEBRAE e responsável pelo projeto Cidades Empreendedoras em Queimados.

Tópicos