Página inicial Institucional A Cidade Servidor Legislação Secretarias

Avisos de licitação

Consulta de processos

Nota fiscal eletrônica

QUEIMADOS INICIA PROGRAMAÇÃO DO NOVEMBRO AZUL COM PALESTRA PARA OS PACIENTES DA CLÍNICA DA FAMÍLIA DO BAIRRO VALDARIOSA
AO LONGO DE TODO O MÊS, AÇÕES SERÃO DESENVOLVIDAS EM VÁRIAS UNIDADES DE SAÚDE DO MUNICÍPIO. ENCERRAMENTO SERÁ COM GRANDE AÇÃO SOCIAL
07/11/2018 às 16:00
SECRETARIA: SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

foto

Cuidar da saúde também é coisa de homem. Em alusão ao “Novembro Azul”, campanha que visa alertar e conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata – segundo mais comum entre a população masculina, a Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu início nesta quarta-feira (7) às ações de prevenção que serão realizadas ao longo de todo o mês nas unidades de saúde do município.

A Clínica da Família Pastor Rosalvo Dantas, no bairro Valdariosa, foi a primeira unidade a promover a palestra para os pacientes. No local, além de um delicioso café da manhã, os pacientes tiraram dúvidas sobre o câncer de próstata, verificaram a pressão arterial e realizaram solicitações para o PSA (exame de sangue para detectar o câncer).

De acordo com a Subsecretária Municipal de Saúde, Ruth Costa, todas as unidades irão intensificar a saúde do homem neste mês, porém os atendimentos são realizados no decorrer de todo ano. “Além de palestras educativas estamos fazendo a coleta de PSA, aferição de glicose e pressão arterial, entre outros serviços. No final do mês, uma grande ação social será realizada no Centro de Especialidades Médicas (CEMEQ)”, adiantou.

Morador do bairro Valdariosa, seu José da Rocha participou da palestra e revelou nunca ter feito o PSA. “Antes, eu não me preocupava muito com a minha saúde. Só fui começar a tratar, depois que comecei a sentir dores da coluna. Agora, eu venho com frequência e já aproveitei para fazer a solicitação para fazer o exame”, disse.

Diagnóstico precoce aumenta chances de cura

O câncer é um tumor maligno que surge na próstata e em muitos casos não apresentam os sintomas. Por isso, é importante que a partir dos 50 anos, os homens devem se consultar anualmente com o urologista, pois o diagnóstico precoce da doença aumenta as chances de cura do paciente.

Para marcar uma consulta com o urologista basta ir até o Centro de Especialidades Médicas (CEMEQ), na Avenida Camilo Cristófano, nº100, Fanchem, com identidade, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS. Outras informações: (21) 2665-3599.

Tópicos