Página inicial Institucional A Cidade Servidor Legislação Secretarias
 
 

WebMail
Login:
Senha:

Principais serviços

2ª Via de IPTU

Avisos de licitação

Consulta de processos

Nota fiscal eletrônica

CUIDADOS COM O CORPO E A MENTE: AULAS DE CONSCIÊNCIA CORPORAL CHEGAM AO CELTI DE QUEIMADOS
ATIVIDADES DE RESPIRAÇÃO, EQUILÍBRIO E ALONGAMENTO TIVERAM INÍCIO NO ESPAÇO NESTA QUARTA (7) E PROMETEM ESPANTAR O ESTRESSE
07/11/2018 às 16:00
SECRETARIA: SECRETARIA MUNICIPAL DE TERCEIRA IDADE
 
foto
Inspirar e expirar são ações tão naturais e automáticas que quase não atraem nossa atenção. Mover as pernas e os braços também não. Mas, para os frequentadores do Centro de Esporte e Lazer da Terceira Idade (CELTI) de Queimados, estes singelos atos tiveram foco total durante a primeira aula de Consciência Corporal, ministrada no espaço na manhã desta quarta-feira (7). A iniciativa é resultado da parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Terceira Idade, e o SESC (Serviço Social do Comércio).
 
Sob as orientações da terapeuta cognitivo-comportamental Evelyn Luz, cerca de 30 idosos participaram de duas horas de exercícios de respiração, alongamento e brincadeiras.
 
“Trabalhamos o corpo e seus movimentos criando essa percepção tanto nos músculos utilizados no dia a dia, quanto nas emoções exploradas durante as dinâmicas. Abordamos o equilíbrio, a coordenação motora e a respiração, pois quando oxigenamos o cérebro reduzimos o cortisol (hormônio ligado ao estresse) e, assim, evitamos doenças no futuro”, afirmou a psicóloga.
 
Para a aposentada Lely Monsores (66), a modalidade já entrou para a lista praticada por ela no CELTI. “Estou há quase um ano frequentando e adoro tudo aqui. Meus filhos são casados e fiquei viúva, então as atividades de dança e pilates pra mim são ótimas para ocupar o tempo e espantar a solidão”, contou a moradora do bairro Santa Rosa.
 
Novas modalidades têm vagas abertas
 
Além das aulas de consciência corporal, que acontecerão às quartas-feiras (às 10h e 14h), o espaço ganhou também turmas de forró e artesanato. O local tem 1.860 idosos cadastrados e a expectativa é de que 170 novas vagas sejam geradas com a oferta das novas modalidades.
 
“É válido demais porque favorece diretamente o idoso. Eles amam tudo que envolva dança e música. Quando temos festas, eles se esbaldam porque se alegram com essa movimentação”, declarou a Secretária da Pasta, Maricéia Peluzio.
 
Para se cadastrar no CELTI, basta ir até o local (Av. Maracanã, s/nº, Vila Pacaembu) de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com identidade, CPF, comprovante de residência, atestado médico, tipo sanguíneo e duas fotos 3x4. O órgão atende pelo telefone (21) 2665- 6526.

Tópicos

Veja também

 
 
Facebook Twitter Youtube Flickr Blogspot
 
 
PREFEITURA MUNICIPAL DE QUEIMADOS
RUA HORTÊNCIA, N°.: 254 - CENTRO - QUEIMADOS/RJ
TEL.: (21) 2665-2206 FAX.: (21) 2665-2206
E-MAIL: prefeitura@queimados.rj.gov.br
  Subsecretaria Municipal de Tecnologia e Informação @2016