Página inicial Institucional A Cidade Servidor Legislação Secretarias

Avisos de licitação

Consulta de processos

Nota fiscal eletrônica

CREAS PROMOVE PALESTRAS DE COMBATE AO BULLYING NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE QUEIMADOS
ATIVIDADES INCLUEM TAMBÉM EXIBIÇÃO DE VÍDEOS EXPLICATIVOS E RODAS DE CONVERSA E TÊM O OBJETIVO DE ACABAR COM ESTE TIPO DE VIOLÊNCIA NAS UNIDADES DE ENSINO
07/11/2018 às 16:00
SECRETARIA: SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

foto

A sala de aula é um ambiente importante para a formação de qualquer cidadão. Nela, além de aprender as matérias tradicionais como Português e Matemática, também é importante trabalhar as relações de valores. É com base nesta premissa que a Prefeitura de Queimados, por meio do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), deu início nesta semana ao projeto antibullying. A iniciativa consiste numa série de atividades realizadas nas escolas da rede pública municipal de ensino, que incluem palestras educativas, exibição de vídeos, rodas de conversa, entre outras e têm por objetivo acabar com este tipo de violência no âmbito escolar.

Na última terça-feira (6), foi a vez dos alunos do 3º, 4º e 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Anna Maria dos Santos Perobelli receberem a ação. O projeto já percorreu outras unidades como: Escola Municipal Professora Diva Teixeira Martins e Escola Municipal Professor Washington Manoel de Souza. Entre as abordagens, os palestrantes Leonardo Oliveira e Luna Santo, falam sobre a violência em geral e como ela pode ser prejudicial a um outro indivíduo, os tipos de bullying que existem, exemplos do cotidiano, entre outros conteúdos.

De acordo com o psicólogo Leonardo, há formas de se prevenir e combater o bullying dentro da escola.. “Entre os métodos a serem praticados dentro da unidade estão: criar canais em que o aluno possa se expressar, seja por desenho ou peças teatrais e realizar debates e palestras educativas entre eles”, explicou.

Atento a cada detalhe da palestra, o pequeno João da Silva, de  11 anos, estudante da Escola Municipal Professora Anna Maria dos Santos Perobelli, afirma que é contra qualquer tipo de bullying e acredita que violência só gera mais violência. “Não podemos maltratar os nossos amigos. Temos que ser boas pessoas e ajudá-los sempre que precisarem. Pra mim, essa é a melhor forma de combater o bullying”, concluiu o aluno do 5º ano.

O município de Queimados conta com um Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), no bairro Nova Cidade. A unidade faz parte da rede de Sistema Único da Assistência Social (SUAS) e tem como objetivo atender pessoas vítimas de violência ou que tem seus direitos violados.  Ao todo, cerca de 80 atendimentos são realizados ao mês. O espaço fica localizado na Av. Tiradentes, s/nº, Nova Cidade. Outras informações pelo telefone: (21) 2663-2251.

Tópicos